• PERÍODO DE ESPERA
    Dia 8 de 12
  • EVENTO
    Parabéns John John
  • WEBCAST
  • ONDAS
    2-4 pés
  • TEMPO: Sol
    VENTO: Fraco
  • PROGRAMAÇÃO: Vitória de John John Florence!
    ATUALIZADO: 16 de Maio - 11am

Atrações culturais no Rio de Janeiro

30 April 2012 Posted in Lifestyle

Diversão para todos
Mas além do surfe ainda há muita diversão. O Rio vive um momento promissor, está mais seguro e a população, otimista. A instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em algumas favelas está levando mais pessoas a conhecer um universo rico de cultura popular. O morro está na moda, e favelas como Dona Marta, em Botafogo, Cantagalo, em Ipanema, e Chapéu Mangueira, no Leme, entraram no circuito de turismo da cidade. Vale também a pena apreciar o Rio de cima, no Corcovado ou no Pão de Açúcar.

Mas se você prefere curtir o visual com direito a fortes emoções, experimente um voo no canto direito da praia de São Conrado. Ou, quem sabe, encarar trilhas e escaladas até o topo da Pedra da Gávea, a 860 metros de atura. Da montanha para o asfalto, um passeio mais tranquilo pode ser feito em uma bicicleta alugada na orla, como na galeria River, no Arpoador. Tradicional centro de surf shops, lá é possível encontrar de tudo, de pranchas e acessórios até skates para uma volta pelas pistas da Lagoa, do Arpoador ou do Aterro do Flamengo.

Night
É legal ver o Centro do Rio se revitalizando. Um bom exemplo é o resgatecultural nos bares e casas da Lapa, um tradicional reduto da boêmia carioca,com diversos restaurantes e palcos de shows, como o Circo Voador, a Fundição Progresso e o Rio Scenarium. Sobre os arcos da Lapa, bondes do século passado podem levá-lo ao também valorizado bairro de Santa Teresa, recanto frequentado por artistas e alternativos, que adoram curtir o charme dos bares.

Na Zona Sul, as opções são variadas e vão desde as conhecidas cervejinhas no Baixo Gávea e no Baixo Leblon até um relax no Café del Mar, em Copa, ou uma agitação mais frenética nas boates Baronneti, em Ipanema, e Melt, no Leblon. Na Barra, uma boa pedida pode estar nos bares da Rua Olegário Maciel ou nas boates da Rua Armando Lombardi, entre elas a Nuth. E lembre-se, se beber não dirija. O Rio talvez seja o lugar em que mais há blitz de lei seca. Você não vai querer acabar seus dias na Cidade Maravilhosa sem carro e sem carteira de habilitação, não é?

Boas ondas e divirta-se.

Principais atrações

Corcovado
Para se chegar aos 710 metros de altura onde está o Cristo Redentor pode-se ir de duas formas: de trem, que parte a cada 30 min. da estação na Rua Cosme Velho, 513 ou de carro via Estrada das Paineiras.
www.corcovado.com.br
Estrada de Ferro do Corcovado – tel. (21) 2558-1329

Pão de Açúcar
Da Praia Vermelha, na Urca, parte o famoso teleférico que liga o Morro da Urca (220mts) ao Pão de Açúcar (396mts). Visual privilegiado da Baía de Guanabara, Botafogo e Copacabana. Finais de tarde imperdíveis.
www.bondinho.com.br
Av. Pasteur, 520 – tel. (21) 2461-2700 / (21) 2546-8400

Vôo Livre
Partindo do canto direito da praia de São Conrado, experientes pilotos de asa delta e parapente podem levá-lo à uma experiência irresistível na rampa de decolagem da Pedra Bonita. Se você gosta de adrenalina e quer curtir um visual de tirar o fôlego, então não perca. Informações com a ABVL /ALVRJ, sediada na área de pouso na própria praia de São Conrado.
Tel. (21) 3322-0266

Favelas
Outra opção para se conhecer o Rio dentro do âmbito social é visitar uma favela. De maneira segura e informativa, agências oferecem tours pelas comunidades da Rocinha, Chapéu Mangueira e Babilônia revelando vistas surpreendentes e curiosidades sobre a cultura carioca.
Rocinha: www.favelatour.com.br
Chapéu Mangueira e Babilônia: chapeumangueiratour@gmail.com
Tels. (21) 9395-0716 / 7849-4748

Ciclovias
O Rio também é uma cidade perfeita para ser apreciada de bicicleta. São mais de 130 kms de ciclovias e por toda orla da Zona Sul há diversos pontos de aluguel através do projeto Pedala Rio. Basta cadastrar-se em www.mobilicidade.com.br. Outras alternativas são as próprias lojas especializadas. Em Ipanema, Bike Lazer (www.bikeelazer.com.br), em Copacabana, Special Bike (www.specialbikebotafogo.com.br) ou no Arpoador, na Ciclovia Posto 6, ao lado da Galeria River (R. Francisco Otaviano, 55. Tel. (21) 2247-0018)

Texto e fotos: Beto Paes Leme - jornalista, mora em Copacabana e é um apaixonado pelo Rio e pelo Botafogo

Fonte: Guia Billabong Rio Pro 2011 - Alma Surf

Artigos Relacionados